A articulação direta entre a pós-graduação e a graduação favorecem ao desenvolvimento de pesquisas que possibilitem a atualização e inserção de inovações no ensino e na extensão. Além disso, os(as) discentes da graduação poderão ingressar nos cursos de pós-graduação, aprimorando as investigações iniciadas durante a etapa de graduação.
O curso de Engenharia Civil do Campus Pau dos Ferros possui docentes que atuam em Programas de Pós-Graduação da Ufersa e de outras instituições, o que proporciona a relação intra e interinstitucional.
Um dos exemplos de engajamento na pós-graduação da Ufersa é o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), Programa de Pós-Graduação pioneiro à nível de mestrado do Campus Pau dos Ferros. Este curso foi iniciado em 2024, contando com a colaboração de docentes do curso de Engenharia Civil deste Campus.
Outros programas internos nos quais os(as) professores(as) têm contribuído são: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI); Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA); Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM).
Além disso, os(as) docentes do Curso integram, como orientações ou coorientações, Programas de Pós-Graduação em outras instituições, à exemplo do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES); Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).