Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Pau dos Ferros

O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade que tem o objetivo de integrar o discente ao ambiente da prática profissional. A vivência prática o possibilita contato e a familiarização com equipamentos e processos típicos da vida
profissional que não podem ser fornecidos em sala de aula ou laboratório. O discente necessita experimentar a percepção das limitações e especificidades dos modelos teóricos, em ambiente não controlado, amadurecendo e completando a sua formação.
O estágio supervisionado constitui, portanto, uma atividade prática exercida pelo discente do Curso de Engenharia Civil, em situação real de trabalho tanto em Projetos de Engenharia como em Obras Civis, Empresas Construtoras, Empresas de Consultoria, Instituições e Entidades Públicas ou Privadas, com o objetivo de complementar sua formação profissional.

Possuindo como elementos legais balizadores do processo de estágio supervisionado, a Lei de Estágio 11.788 de 25 de setembro de 2008 e instrumentos normativos institucionais.

O estágio supervisionado é regido pela norma vigente da UFERSA. Conforme disposto o estágio supervisionado é classificado em duas modalidades:

a) Pesquisa: desenvolvimento de um trabalho científico cujos dados serão analisados e discutidos fornecendo conclusões adequadas. A finalidade é desenvolver o espírito criativo, científico e crítico do aluno de graduação, capacitando-o no estudo de problemas e proposição de soluções, permitindo-lhe aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso.

b) Extensão: elaboração de uma atividade que possibilite ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua, de forma eficaz, para a sua absorção pelo mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, possibilitando-lhe o exercício de atitudes em situações vivenciadas e a aquisição de uma visão crítica de sua área de
atuação profissional.

O estágio pode ser curricular e extracurricular, podendo ser realizados em entidades que possuam convênio para tal finalidade com a UFERSA, ou na própria UFERSA. Com relação à execução do estágio:

a) O estágio supervisionado deverá ser realizado somente quando o aluno estiver cursado no mínimo 2670 horas (a partir do 8º período no PPC de 2017, e do 5 ao 10 º período no PPC de 2014) considerando-se que os discentes já têm cursado grande parte das componentes curriculares
profissionalizantes que podem ser aproveitadas no estágio.
b) Deve-se considerar que as atividades acadêmicas programadas na UFERSA para o curso têm precedência sobre a atividade de estágio em qualquer situação.
c) O estágio curricular é uma atividade orientada por um docente ou servidor do quadro técnico da UFERSA.
d) O estagiário deve ter um supervisor na empresa onde o estágio será realizado. A avaliação do Estágio Curricular é realizada por meio da análise das atividades desenvolvidas, através do relatório final entregue no final do estágio. O relatório final deverá ser confeccionado de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Na Estrutura Curricular proposta, o estágio curricular supervisionado é uma componente com caráter integralizante e com carga horária de 180 horas, conforme estabelecem as Diretrizes Nacionais.

7 de dezembro de 2017. Visualizações: 2617. Última modificação: 04/07/2019 15:43:37