Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Pau dos Ferros

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: ENGENHARIA DE TRANSPORTES

LOCAL: JUAZEIRO DO NORTE – CRATO-CE

DATA: 15 DE JUNHO DE 2018

 

OBJETIVO: CONHECER O SISTEMA DE TRANSPORTES PÚBLICO DE PASSAGEIROS POR VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS (VLT) – METRO DO CARIRI

 

RESUMO:

No dia 15 de junho do ano em curso, os alunos da disciplina de Engenharia de Transportes realizaram visita técnica, sob a coordenação da professora Msc Marilia Cavalcanti Santiago, à cidade de Juazeiro do Norte , no Estado do Ceará para conhecer o sistema de transporte de passageiros – veículo leve sobre trilho, denominado de Metro do Cariri, em operação entre as cidades do Crato e Juazeiro.

Durante a visita os alunos realizaram a viagem no VLT, podendo conhecer toda a operação dos trens, estações, sistema tarifário e organização dos terminais quanto ao sistema de entrada, acomodações nos terminais, acessibilidade no entorno das estações e itens de segurança em operação. Nas visitas aos terminais foi possível verificar toda  a infraestrutura implantada para a construção, ressaltando os componentes essenciais como trilhos, dormentes, lastro e  equipamentos de sinalização  caracterÍsticos do sistema ferroviário,  e os impactos positivos na urbanização das áreas que receberam esses equipamentos. Alguns locais que, antes da implantação do sistema eram áreas de lixão, hoje estão totalmente urbanizadas com acessos para portadores de necessidades especiais, arborização e organização dos imóveis e vias em seu entorno. Durante a viagem os alunos visitaram a cabine de controle dos trens recebendo informações pela equipe responsável quanto a velocidade desenvolvida, rotas, frequência e operação das locomotivas.

Ficou evidente para os alunos a importância de investir em transporte ferroviário público de passageiros que, além de ofertar segurança, conforto e economia aos usuários, tem grande capacidade e favorece a organização do espeço urbano. Os comboios tem em torno de 40 a 50m e são realizadas cerca de treze viagens partindo da primeira estação, a Estação Crato, nos seguintes horários: 6h:05 / 6h:50 / 7h:35 / 08h:20 / 09h:50 / 11h:20 / 12h:50 / 14h:20 / 15h:50 / 16h:35 / 17h:20 / 18h:05 / 19h:00. Estima-se que sejam atendidos entre 1600 e 1700  passageiros por dia, salvo no período de setembro a dezembro em que, devido aos fluxo de romeiros, este número chega a 3000 pessoas por dia. Atualmente é cobrada uma tarifa no valor de R$ 1,00 por viagem, sendo que, estudantes pagam meia tarifa (50 centavos) enquanto que esta é dispensada para idosos e deficientes.

Os alunos ainda visitaram a central administrativa do sistema V LT e oficinas de manutenção e recuperação dos trens. A equipe foi recebida pela Engenheira Civil Sra Dina Maria Moreira de Assis, responsável pela gestão do metro do Cariri desde a sua implantação há 10 anos, gerenciada pelo Companhia de Trens Urbanos CBTU em Fortaleza.

Registro fotográfico

Registro fotográfico de visita técnica, nas instalações da usina solar, estação meteorológica e no laboratório de instrumentação, meteorologia e climatologia – LABIMC da UFERSA, Campus Mossoró – Fotos_Visita

 

 

ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL – CAMPUS PAU DOS FERROS- VISITAM OBRA DE PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA

Disciplinas: Estradas e Pavimentação, ministradas pela professora Marília Cavalcanti Santiago

 

No ultimo dia 14 de dezembro de 2018, os alunos das disciplinas de Pavimentação e Estradas, visitaram as obras de pavimentação do trecho da rodovia estadual CE-269 que liga a cidade de Potiretama ao Bispado, no Estado do Ceará. A estrutura estava em processo de corte, aterro, instalações de galerias, compactação e nivelamento. A empresa contratada para a execução da obra é a RESUMO CONSTRUÇÕES LTDA. com sede em Fortaleza (http://cnpj.info/IVANPREL-RESUMO-CONSTRUCOES-LTDA-ME/3KgQ/).

Durante a visita, os alunos puderam acompanhar os serviços de lançamento da camada de reforço do subleito e sub-base, os ensaios de materiais executados no campo, os equipamentos/ veículos utilizados na execução como escavadeiras, rolos compressores de pé-de-carneiro vibratório e rolo liso além da execução de elementos de drenagem como bueiros celulares em concreto e tubulares.  Essas ações práticas foram importantes para a fixação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, nos mais diversos temas da engenharia como: estradas, pavimentação, estruturas de concreto, drenagem, hidráulica, hidrologia, geologia, topografia e outros, comprovando a importância da interdisciplinaridade. Um ponto de destaque nessa visita técnica foi o entrosamento entre alunos e colaboradores da obra como encarregados do trecho em execução, topógrafos, laboratoristas, condutores dos equipamentos como trator, compactador, motoniveladora entre outros.  Houve uma troca importante de conhecimentos entre alunos e trabalhadores no local.

Fotos_visita

Visita técnica à obra de reparo e reforço da Ponte Felipe Guerra em Assú/RN

A visita foi realizada no dia 21/01/2019 no período da manhã (9:00h – 11:00h), com o professor Matheus e discentes.

Fotos visita

Visita técnica à barragem de Oiticica – Jucurutu/RN

 

11 de julho de 2018. Visualizações: 1144. Última modificação: 09/05/2023 10:27:56