Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Pau dos Ferros

O conhecimento das variáveis meteorológicas, como: temperatura, umidade relativa do ar e precipitação, são indispensáveis para caracterização do clima local, além de orientar em outras atividades.

As  Estações Meteorológicas podem ser convencionais ou automáticas. Nas estações convencionais é necessário a presença de um observado para fazer as leituras dos dados dos equipamentos, já nas automáticas os dados são enviados eletronicamente para uma central de processamento.

A Estação Meteorológica da UFERSA Campus Pau dos Ferros, está configurada para realizar o registro das seguintes variáveis climáticas diárias a cada 60 minutos (1 hora):

  • Precipitação pluviométrica a 1,5 m;
  • Umidade do ar a 1,5 m;
  • Temperatura do ar a 1,5 m;
  • Velocidade do vento a 2 m;
  • Direção do vento a 2 m;
  • Pressão atmosférica absoluta (pressão real do ar sobre o barômetro, sem considerar a altitude) e relativa (pressão barométrica, sendo uma combinação da pressão absoluta do ar e da altitude);

 

Gráfico da média mensal da precipitação, de uma série histórica de 1964 a 2014 de Pau dos Ferros-RN – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e do ano de 2019 da UFERSA Pau dos Ferros e da EMPARN.

Dados_de  preciptação

Fonte dos dados de precipitação da série histórica mensal: Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN – http://189.124.130.5:8181/

25 de outubro de 2018. Visualizações: 3674. Última modificação: 03/07/2019 11:59:07