Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil - Campus Pau dos Ferros

As atividades complementares consistem em modalidade específica de atuação acadêmica por meio da qual o corpo discente do Curso de Graduação em Engenharia Civil deve pautar sua formação através da participação em programas de ensino, pesquisa e extensão extracurriculares, desde que sejam atividades pertinentes e úteis para a sua formação socioprofissional. Conforme  determina o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), elas prioritariamente se constituem em espaço de consolidação do eixo da formação prática, ou seja, em momento de articulação e relação entre a teoria e a prática.

Com base no princípio da flexibilização curricular, determina o PPC que compõem as atividades complementares a participação dos alunos em atividades ou projetos de extensão ou de pesquisa, em congressos ou eventos similares de iniciação científica, perfazendo o total de 120 horas. Qualquer carga-horária contabilizada pelo discente em acréscimo à exigida não será considerada.

A UFERSA possui norma específica tratando sobre o cômputo de atividades complementares: a Resolução CONSEPE/UFERSA n. 001, de 17 de abril de 2008. É muito importante que todos os discentes, antes de protocolarem os seus pedidos de homologação das atividades complementares, conheçam o teor da normativa. Para acessá-la, clique aqui.

O aproveitamento as atividades observará quadro constante na Resolução de Atividades complementares:

9 de setembro de 2024. Visualizações: 198. Última modificação: 22/01/2025 13:55:41