CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Informações gerais do Curso:
Formas de Ingresso
- Portadores do título de bacharel obtido a partir do Bacharelado em Ciência e Tecnologia oferecido pela UFERSA ou outra instituição.
- Portadores do título de bacharel obtido em um dos bacharelados interdisciplinares oferecidos por outra Instituição de Ensino Superior (IES).
- Acesso via Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e matrículas realizadas em casos previstos em lei, cuja vinculação do discente à Universidade pode ocorrer por medidas judiciais ou mesmo ex-officio
Turno: Integral
Cód. e-mec: 1282844
Portaria de Autorização do Curso
Portaria de Reconhecimento do Curso:
Portaria N° 91 DE 02 de fevereiro de 2018
Relatório de avaliação do MEC – Engenharia Civil
Email do curso: engcivil.pdf@ufersa.edu.br
Contato: (84) 3317-8525
Ramal:
Concepção e Objetivo do curso
O curso de graduação em Engenharia Civil ofertado na UFERSA, no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, pauta-se em propiciar a formação de um profissional com conhecimentos técnicos, científicos e práticos; com atuação profissional crítica, autônoma, empreendedora e ética; frente as demandas e problemas da sociedade. Nesta aspecto, a concepção do Curso fundamenta-se em uma formação generalista, com base humanista, social e tecnológica focada no desenvolvimento da sociedade, preocupando-se com os principais problemas urbanos e sociais que se apresentam na sociedade.
Áreas de atuação
O Curso busca estruturar a formação do futuro profissional da Engenharia Civil de modo que ele possa se integrar ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho. Assim, o Curso de Engenharia Civil está fundamentado no desenvolvimento da capacidade de pesquisar, de buscar informações, de analisá-las e de selecioná-las, além da disposição de aprender, criar, formular e reformular. Neste sentido, estimula-se a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, a aprendizagem baseada em problemas e em projetos, trabalhos em equipe, desenvolvimento da autonomia intelectual, criatividade e competências emocionais. Nesta perspectiva, o egresso do Curso de Engenharia Civil poderá atuar como:
- Gestor de Obras;
- Gestor de Projetos;
- Projetista de instalações prediais, estruturas, transportes, geotécnico, de recursos hídricos e/ou de saneamento;
- Gestor de Recursos Hídricos;
- Consultor de obras e/ou projetos;
- Fiscal/Perito de obras;
- Pesquisador/Docente;
- Analista de controle tecnológico;
Em relação aos locais de atuação dos egressos do Curso de Engenharia Civil, estes terão a capacidade de atuar em um mercado de trabalho com inovação, criatividade e ética proporcionando segurança nos produtos e serviços ofertados à sociedade. Desta forma, o profissional formado em Engenharia Civil poderá atuar em diversos setores, tais como: empresas de desenvolvimento/gestão de projetos, empresas de execução de obras, empresas de consultorias/auditorias, organizações governamentais, laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, entre outros.
Jornada Acadêmica
O Curso de Graduação em Engenharia Civil, bacharelado, funciona em regime semestral de créditos com matrícula por componentes curriculares, no turno integral, com 30 vagas iniciais por semestre e com carga horária total de 3.810 horas.
Os discentes ingressam no curso de Engenharia Civil com fundamentação de componentes curriculares básicas de ciências exatas e humanas. Ao longo de dois anos de formação, os discentes são integrados em componentes curriculares específicas com caráter técnico-prático do Engenheiro civil, elaborando projetos práticos e discutindo estudos de caso. No último ano, os discentes cursam componentes optativas; e, realizam Estágio Supervisionado Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) direcionado à sua área de interesse
Para facilitar o entendimento do progresso curricular, a UFERSA utiliza um sistema de créditos. Nesse sistema, cada crédito representa 15 horas-aula. Isso permite que os alunos escolham as disciplinas que desejam cursar a cada semestre, desde que sigam as regras estabelecidas pela universidade.