O conhecimento das variáveis meteorológicas, como: temperatura, umidade relativa do ar e precipitação, são indispensáveis para caracterização do clima local, além de orientar em outras atividades.
As Estações Meteorológicas podem ser convencionais ou automáticas. Nas estações convencionais é necessário a presença de um observado para fazer as leituras dos dados dos equipamentos, já nas automáticas os dados são enviados eletronicamente para uma central de processamento.
A Estação Meteorológica da UFERSA Campus Pau dos Ferros, está configurada para realizar o registro das seguintes variáveis climáticas diárias a cada 60 minutos (1 hora):
- Precipitação pluviométrica a 1,5 m;
- Umidade do ar a 1,5 m;
- Temperatura do ar a 1,5 m;
- Velocidade do vento a 2 m;
- Direção do vento a 2 m;
- Pressão atmosférica absoluta (pressão real do ar sobre o barômetro, sem considerar a altitude) e relativa (pressão barométrica, sendo uma combinação da pressão absoluta do ar e da altitude);
- Estação Meteorológica Completa POLITERM (POL-108D) – Estação Meteorológica Completa
- Dados meteorológicos – Dados_Ufersa_PDF_
Gráfico da média mensal da precipitação, de uma série histórica de 1964 a 2014 de Pau dos Ferros-RN – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e do ano de 2019 da UFERSA Pau dos Ferros e da EMPARN.
Fonte dos dados de precipitação da série histórica mensal: Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN – http://189.124.130.5:8181/