Engenharia Civil - Campus Pau dos Ferros

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é componente curricular obrigatório, com Carga Horária de 60h, que visa estimular o desenvolvimento da capacidade de sintetizar e integrar conhecimentos, a partir da aplicação dos conceitos adquiridos no decorrer do curso na execução de um projeto de pesquisa, relacionado às áreas de atuação profissional prevista para o egresso.

O estudante do Curso de Engenharia Civil deverá elaborar, individualmente, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC sobre temáticas pertinentes ao curso realizado. O trabalho será desenvolvido sob a orientação de um docente do curso, podendo existir um co-orientador. O TCC deverá ter seu pré-projeto a ser definido pelo orientador e aprovado no Colegiado do Curso de Engenharia Civil.
O Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Civil indica o 9º (nono) período para o cumprimento do Trabalho de Conclusão do Curso, o qual deve obedecer a norma vigente da UFERSA. O Trabalho de Conclusão de Curso deve obedecer ao modelo de TCC do curso e pode ser desenvolvido em duas modalidades:

a) Monografia: instrumento com normas próprias de elaboração e caracterizado por um maior aprofundamento da pesquisa;
b) Artigo Científico: ferramenta com normas de elaboração em consonância com as regras de formatação e de elaboração de conteúdo associadas a periódicos relevantes na área da Engenharia Civil. Para isso, o trabalho científico desenvolvido deve seguir algumas diretrizes:

• Deve ser resultado de um projeto de pesquisa cadastrado e aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), pelo tempo mínimo de 1 ano;
  • Deve ser publicado em periódico nacional de conceito A ou B, sendo o discente primeiro autor;
  • Caso o aluno tenha publicado um artigo em revista científica, classificada pelo qualis da CAPES como A ou B na área das Engenharias I e comprovando a participação de pelo menos um ano em projeto de pesquisa cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFERSA, o aluno poderá ser dispensado do Trabalho de Conclusão de Curso. Neste caso a atividade de pesquisa desenvolvida pelo aluno não contará como atividade complementar.
  • Este trabalho poderá ser realizado mediante estudos dissertativos, de construção de modelos científicos, de construção de protótipos com aplicação de novas tecnologias, de projetos interdisciplinares, estudos de caso, entre outros, aprovados pela Coordenação do Curso, na área de Engenharia Civil.
  • De maneira a facilitar os processos de aproveitamento de artigo científico como TCC  junto ao Colegiado do Curso,  segue a lista de documentos necessários para dar entrada no processo:

A avaliação do TCC será através de apresentação e defesa pelo discente perante uma banca examinadora (defesa pública) composta de 03 (três) professores da área e áreas afins, sendo um, o professor orientador ou indicado por este, e os outros dois convidados.

• Cabe à banca atribuir a nota final do aluno na disciplina. A defesa deverá ocorrer antes da conclusão do semestre letivo em que o aluno estiver matriculado na disciplina, sob pena de reprovação por falta de nota, tendo o aluno que se matricular novamente no semestre seguinte na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso
    para realizar a defesa do trabalho.
  • As funções do orientador, prazo de apresentação e entrega do trabalho, e as obrigações do orientando serão regidas por normas específicas descritas na norma vigente da UFERSA, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES n° 11/2002. Após a aprovação devem-se observar as normas específicas da Biblioteca,
    Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e do Registro escolar para o encaminhamento das cópias do trabalho final e da nota do trabalho.
7 de dezembro de 2017. Visualizações: 3278. Última modificação: 10/05/2023 13:26:13